quarta-feira, 7 de abril de 2010

Evolução dos Meios de Comunicação


A maneira de comunicaçao em massa midias, radio tudo atualmente eh mt encrivel. Com os avanços tecnológicos, foi permitida a reprodução multimidiática de materiais informativos a baixo custo. Entretanto, nem sempre essas facilidades existiram.
Há quase 3 mil anos, todas as notícias eram enviadas pessoalmente. Quando havia algo importante que deveria que ser comunicado a outros países ou continentes, a novidade era levada em embarcações e demorava meses até chegar a seu destino. Devido à capacidade de extravio e a falta de agilidade de recepção da notívida, as pessoas procuravam uma maneira mais fácil e rápida de levar informações. Surgiram então os sinais de fumaça, um sistema de tochas de fogo que propagavam sinais previamente definidos. Um exemplo é de informação bem sucedida é a queda de Tróia, que foi comunicada a todos e chegou ao sul da Grécia em horas. Contudo, esse tipo de comunicação era apenas para a elite, para a classe governante e militares. Novo embate.
Em outra tentativa, no século 18, foi construída uma série de torres gigantes de comunicação. Cada torre possuía braços gigantes que podiam ser observados com telescópios pelas torres adjacentes. As letras do alfabeto eram representadas por diferentes posições do braço, e assim as mensagens podiam ser enviadas de uma torre para outra e retransmitidas por toda a França. Mas este método também era falho. Quando as condições climáticas não permitiam a visão, os sinais não eram transmitidos. Por causa disso, as torres de foram substituídas por um método mais confiável: o telégrafo. Este funcionava com chuva ou sol, usando combinações de pontos e traços do código morse para representar as letras do alfabeto. A criação tomou conta do mundo dos negócios.



As pessoas que podiam pagar o envio de telegramas se comunicavam com a velocidade de um raio através de longas distâncias, porém, apenas por terra. Os oceanos ainda apresentaram uma barreira homéricas, pois as mensagens transatlânticas demoravam semanas nos navios. Houve a necessidade de melhora.
Logo, Alexander Graham Bell, em 7 de Março de 1876, o Escritório de Patentes dos Estados Unidos concedeu-lhe a patente número 174.465 que cobre "o método de, e o instrumento para, transmitir sons vocais ou outros telegraficamente, causando ondulações eléctricas, similares às vibrações do ar que acompanham o som vocal.", ou seja: o telefone. Após ter obtido a patente, Bell continuou suas experiências em comunicação, que culminaram na invenção do photophone - transmissão do som num feixe de luz - um percursor dos sistemas de fibra óptica actuais, úteis em diversas situações inclusive no meio da saúde.
Depois disso, o rádio juntou-se ao telefone para faciliade de comunicação.Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço. Uma estação de radiocomunicação é o sistema utilizado para executar contatos à distância entre duas estações, ela é composta basicamente de um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicação, de uma linha de transmissão e da antena propriamente dita. A este sistema se dá o nome de sistema irradiante. A radiodifusão é uma emissão comercial, que ocorre apenas por transmissão de sinais, sem transcepção dos mesmos. Era um meio de transmitir um grande volume de dados sem a necessidade de fios de cobre.A informação vai direto pelo ar. No entanto, as ondas de rádio de pequena frequencia só tinham a capacidade de carregar pequenas informações. A Televisão é um sistema eletrônico de recepção de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho - o televisor - que recebe também o mesmo nome do sistema ou pode ainda ser chamado de aparelho de televisão . O televisor ou aparelho de televisão capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som. A televisão em cores surgiu em 1954, na rede norte-americana NBC. Um ano antes o governo dos Estados Unidos da América aprovou o sistema de transmissão em cores proposto pela rede CBS, mas quando a RCA apresentou um novo sistema que não exigia alterações nos aparelhos antigos em preto e branco, a CBS abandonou sua proposta em favor da nova.
A Internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Na década de 1960, quando dois blocos ideológica e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e por Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação. Nessa perspectiva, o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às bases militares. Um ataque poderia trazer a público informações sigilosas, tornando os EUA vulneráveis. Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas. Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas. Era preciso, portanto, criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency. Em 1962, J.C.R LickLider do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) já falava em termos da existência de uma Rede Galáxica.


Resenha da Aula de Video e Pesquisas.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Ferramentas Computacionais na Comunicação Social


A Comunicação Social é o estudo das causas, funcionamento e conseqüências da relação entre a sociedade e os meios de comunicação de massa – rádio, revista, jornal, televisão, teatro, cinema, propaganda, internet. Engloba os processos de informar, persuadir e entreter as pessoas. Encontra-se presente em praticamente todos os aspectos do mundo contemporâneo, evoluindo aceleradamente, registra e divulga a história e influencia a rotina diária, as relações pessoais e de trabalho.

As opções de estudo universitário na área de Comunicação Social são: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radialismo e Televisão, Cinema, Direção Teatral, Produção Editorial, Produção Cultural, Relações Públicas, Design de Moda e Marketing. Além dessas, muitos alunos seguem cursos afins como Desenho Industrial e Arquitetura. Dentre todos os cursos acima citados, são utilizados vários softwares editoriais, entre eles podemos citar:

• Softwares de interface gráfica Word e Power Point. (*.doc / *.docx / *.pps / *.ppt / *.pptx / *.ppsx)

• Apresentação de elementos gráficos, composição e diagramação; Conceitos básicos de Produção Gráfica; Software Page Maker(*.pm65); Execução de peças gráficas.

• Conceito de cores, ilustração e composição por camadas em computação gráfica; Técnicas de tratamento e edição de imagens; Softwares Corel Draw e Photoshop. (*.cdr / *.psd)

• Animação de imagens; Software Flash (*.fla / *.swf) ; Introdução a Web Design: Criação de Home Pages e sistemas multimídia; Hipertexto; Software Dream Weaver (*.html / *.xhtml / *.php / *.asp / entre outras).

• Programas para mídias eletrônicas; pré-produção – cenários, iluminação, figurinos; produção – gravação; pós-produção – sonorização, edição; e veiculação.

Além dos programas acima citados, podemos também ressaltar aqueles que são utilizados mas nem tanto conhecidos, como:

Adobe Indesign (*.indd), programa utilizado para diagramação de livros e revistas.

Adobe Illustrator (*.ai), programa equivalente ao Corel Draw, utilizado para diagramação de cartazes, flyers e impressos em geral.

Adobe Photoshop (*.psd), programa manipulador de imagens.

Adobe Fireworks (*.png / *.gif, entre outras). Programa similar ao photoshop utilizado geralmente para web.

Adobe After Effects programa utilizado para finalizar efeitos em imagens digitalizadas.

Corel Photo Paint, (*.cpt) programa similar ao Adobe Photoshop.


Ressaltamos também o uso de vetores e imagens bitmap.

Além dos programas utilizados para criarmos imagens, temos também a criação de vídeos entre outras mídias.

Para a criação de mídias extras, temos:

Sony Sound Forge, software utilizado para edição de áudio / vídeo.

Adobe Premiere, Software utilizado para criação / edição de vídeo.

Adobe sound booth, Software utilizado para edição de áudio.

Sony Vegas, Software utilizado para edição / criação de vídeos.

3D Max Studio, utilizado para criação de imagens tridimensionais.

Além dos softwares citados acima, temos vários outros não muito conhecidos, mas os que foram citados, são os mais populares no meio da Comunicação Social.